
Com as Políticas Nacionais sobre Mudança do Clima (PNMC) e de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), estão à disposição de proprietários e produtores rurais novos meios de implementar e manter ações ambientais e de sustentabilidade no campo e áreas rurais em geral.
A disseminação de modos de produção sustentáveis, integrando conhecimentos tradicionais com avanços científicos e tecnológicos em áreas verdes e na produção agropecuária, tais como os sistemas de produção agroflorestal – SAF’s, tem o potencial de reintegrar o trabalhador no campo fortalecer a segurança alimentar, aliviando a pressão sobre os centros urbanos, reduzir progressivamente o uso de agrotóxicos e aditivos químicos, promover colheitas perenes e diversificadas, recuperar a biodiversidade e o equilíbrio hidrológico, promovendo ainda a difusão de conhecimentos tradicionais na recuperação do solo e no combate a pragas e doenças, entre outros benefícios socioambientais.
Tais iniciativas podem ser financiadas por medidas propostas na Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC), Lei n. 12.187/2009, e na Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PNPSA), Lei nº 14.119/2021, entre outras.
Além disso, com a criação da CPR-Verde, um instrumento financeiro eficaz para promover investimentos em serviços ambientais, já amplamente conhecido e utilizado na produção agrícola e pecuária, tornou-se consideravelmente mais fácil para produtores e proprietários rurais obterem financiamentos para desenvolver projetos ambientais e regenerativos, estruturados em políticas ESG – ambientais, sociais e de governança. Este instrumento também oferece uma maneira segura para empresas realizarem investimentos visando à compensação de suas emissões, promovendo atividades de conservação e recuperação ambiental.
Por fim, existem recursos do orçamento público, bem como de projetos de cooperação internacional, fundos de meio ambiente, estaduais e federais, e ainda isenções fiscais que podem beneficiar os produtores e proprietários rurais que optarem por implementar ou ampliar ações no sentido da sustentabilidade no campo.
Comments